Grêmio contratou Luan pagando um salário mínimo
Rei da América em 2017 e grande destaque do Grêmio nos últimos grandes títulos conquistados pelo Tricolor, o meia Luan é um dos grande ídolos recentes na história do clube gaúcho. Luan, ao longo da sua passagem em Porto Alegre, conquistou títulos como Copa do Brasil e Libertadores sendo peça fundamental na equipe.
No melhor ano da sua carreira, em 2017, o meia foi eleito o craque da competição continental e fez o gol do título do Imortal em jogo contra o Lanús, na Argentina, em um belo lance e chute de cavadinha sobre o goleiro do clube argentino. Naquele ano, foram 52 jogos, 18 gols e 6 assistências.
Revelado pelo clube, o jogador ficou no Grêmio até o início de 2020, quando foi transferido para o Corinthians em negócio de 5 milhões de euros (R$ 22,7 milhões, na cotação da época). No clube paulista, o jogador não conseguiu dar sequência na carreira e jogar o que jogou no Grêmio e teve contrato rescindido no ano passado.
Luan aceitou receber salário baixo para retornar ao Grêmio em 2023
No ano passado, o jogador chegou a voltar ao Grêmio para uma segunda passagem, mas não conseguiu ajudar e fez apenas cinco partidas pelo clube. O atleta foi contratado para receber um salário de R$50 mil mensais, valor considerado baixo para os padrões do futebol profissional nos dias atuais, principalmente no que se diz na primeira divisão do Brasileirão.
No início de 2024, Luan foi anunciado pelo Vitória, onde também não conseguiu atuar de forma regular e fez apenas seis jogos, rescindindo com o Leão após a conquista do campeonato baiano.
Desde então, o ídolo do Tricolor está sem clube e em mais uma janela de transferências, nenhum time brasileiro se interessou pelo futebol do jogador. Luan tem apenas 31 anos, idade considerada não tão alta para os padrões atuais do futebol brasileiro, mas não consegue repetir o futebol que mostrou no Grêmio.